m

Apto Buenos Aires

Localização

São Paulo - SP

Tipo

Residencial

Ano

2022

Área

355m2

Fotografia

Manuel Sá

O apartamento Buenos Aires, projeto do escritório Terra Capobianco, está localizado no edifício Fabíola (1960), do arquiteto e construtor Luciano Korngold, judeu polonês naturalizado brasileiro. Com vista para a praça Buenos Aires, no bairro paulistano de Higienópolis, ele se destaca na paisagem pelo relevo da escultora búlgara Liuba Wolf presente em seu coroamento, transformando o edifício em uma rara e privilegiada celebração do encontro entre arte e arquitetura.

Projetado para um casal que queria aproveitar a vista para a praça Buenos Aires, o apartamento teve como premissa natural reforçar a amplitude da sala principal. Antes dividida em três ambientes, ela foi integrada em um único espaço, favorecido pelo pé direito de 3 metros e pelas vidraças piso-teto, características marcantes do Edifício Fabíola.

O teto da sala principal foi texturizado em cor clara para intensificar a luz natural abundante e dialogar com o piso recoberto por granilite, tão comum aos anos 1960. O taco de madeira, original do apartamento, foi aproveitado na área privada destinada aos dormitórios e o cobogó, que era visto apenas na fachada, foi exposto em um dos banheiros.

Painéis em ripas de folha natural de carvalho americano envolvem toda a área social, trazendo conforto visual, além de camuflar as portas de acesso às demais áreas do apartamento. O sistema de ar-condicionado está oculto no forro rebaixado do hall de entrada, enquanto os elementos estruturais foram revelados, como o concreto dos pilares, agora recuperados e aparentes.

outros projetos

Apto Urucum

pavilhão vista alegre

Anexo Capobianco

Apto Alvorada

Casa dos Cajueiros