Anexo Capobianco
Localização
São Paulo - SPTipo
ResidencialAno
2019Área
224,40m2Fotografia
Manuela OristanioA arquitetura de interiores para esse anexo residencial deveria resolver uma equação entre casa e escritório, demanda cada vez mais presente no modo de vida contemporâneo de uma metrópole.
Localizada em bairro residencial na cidade de são Paulo, os moradores da residência previamente construída pelo arquiteto Samuel Kruchin nos anos 80 apresentaram uma nova demanda, trabalhar em casa. Para comportar o uso o mesmo arquiteto foi contratado para projetar um anexo que deveria comportar um auditório, escritório/biblioteca e consultório de psicologia.
Biblioteca:
A arquitetura é marcante, concreto aparente e térrea, formando um pátio interno para a residência do casal onde em evidência fica a grande vitrine exibindo a biblioteca que comporta cerca de 5 mil livros.
A arquitetura de interiores do escritório Terra Capobianco ganha assim sua relevância. Para a biblioteca, o escritório projetou a estante de livros e um aparador que abraça o layout de três poltronas selecionadas pela dupla Alba Noschese e Fabienne Chalabi que oferece conforto durante horas de leitura. Esse aparador, feito sob medida e executado em chapas de aço, tem tampo de limestone e serve de apoio para o usuário enquanto pesquisa os exemplares na grande estante protagonista do espaço.
Em forma de L, chapas metálicas de 7mm de espessura foram fixadas na parede reforçada. Um pano de fundo preto para as prateleiras horizontais dá profundidade ao ambiente, destacando os livros coloridos e muito bem iluminados com uma calha linear que não produz sobra. A estante tem detalhes verticais para apoiar as fileiras de livros, que, além de prover a interrupção das linhas, gera outros espaços mais altos e amplos para abrigar objetos e esculturas.
A estante configura os diferentes usos da biblioteca, desenha uma esquina para acomodar a mesa de reuniões e grupos de estudos, hábito frequente do casal que promove encontros de poesia e psicologia, tornado o espaço assim mais coletivo. A mesa e poltronas foram mais uma escolha assertiva da dupla Alba e Fabienne.
Ao fundo da biblioteca, o espaço do escritório é separado pelo desnível proporcionado pela arquitetura. Para vencer o desnível foram criados patamares de limestone que contrastam com o assoalho de cumarú e se misturam ao concreto aparente da estrutura.
A estante serve também de aparador para o escritório e apoio para os pertences não expositivos e que devem ser armazenados em gavetas, tornando-a multifuncional. A frente das gavetas é revestida em folha em freijó natural quebrando o preto predominante do aço.
Auditório:
Para apoio das reuniões e grupos de estudo com direito a sessões de cinema, um auditório que comporta 8 pessoas foi projetado pelo Terra Capobianco com um desnível para acomodar os convidados em duas fileiras com poltronas reclináveis. As paredes são revestidas de painéis acústicos de madeira, que, além de cumprir a função, promovem sensação de conforto e acolhimento. O revestimento do piso é feito com carpete em tons de verde e forro preto por traz da tela e no teto dão profundidade e garantem um funcionamento acústico perfeito.
Consultório:
O consultório de psicologia tem entrada independente pelo acesso lateral da residência. Para a sala de espera, o escritório projetou um aparador metálico branco com detalhes em freijó que fica fixo na empena de concreto aparente. A divisória entre espera e atendimento e feita por uma porta de madeira que abre completamente para integrar os espaços. Na sala de atendimento, estantes em aço e folha de freijó ocultam uma pequena copa de apoio, com frigobar e pia.
O ambiente é rico em texturas, o concreto com as marcas da forma, piso de madeira cumaru, massa texturizada off-white nas paredes e forro, marcenarias metálicas com painéis de folha natural de freijó somado mobiliário cuidadosamente selecionado com cores complementares, dão um ar sofisticado, porém despojado ao consultório.
No recuo lateral, foi projetado um jardim vertical pela Giardino Exteriores para oferecer uma paisagem verde como extensão do espaço interno, a privacidade é garantida por persianas com trama delicada valorizando a iluminação natural nos ambientes.